Amazonas dobra número de brigadas para reforçar combate aos incêndios florestais

Como forma de combater os incêndios florestais em Terras Indígenas, o Amazonas vai dobrar o número de brigadas anti-incêndio do programa Prevfogo, iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O superintendente do órgão no estado, Joel Araújo, fez o anúncio.

“O programa será ampliado para 8 brigadas e um aumento de 98 novos brigadistas, totalizando 193 brigadistas”, apontou o superintendente.

Atualmente, o estado conta com quatro brigadas, sendo duas indígenas e duas regionais, somando 95 agentes de combate ao fogo.

Brigadas atuarão em áreas estratégicas

As novas equipes atuarão em Terras Indígenas, Assentamentos Federais e Unidades de Conservação Federal. Os municípios contemplados com a ampliação do programa são:

  • Barreirinha – Terra Indígena Andirá Marau;
  • Autazes – Terra Indígena Recreio/São Félix;
  • Nova Olinda do Norte – Projeto de Assentamento Extrativista Curupira;
  • Humaitá – Centro da cidade e Terra Indígena Tenharim/Marmelos;
  • Lábrea – Centro da cidade e Terra Indígena Caititu;
  • Apuí – Projeto de Assentamento Guariba.

A expansão busca conter os incêndios florestais que, em 2023 e 2024, geraram plumas de fumaça em Manaus e outras cidades, impactando a qualidade do ar.

Por fim, para otimizar as operações, as novas brigadas receberão viaturas especializadas, carros UTVs (para áreas sem asfalto), lanchas e equipamentos de combate direto, como sopradores e abafadores

The post Amazonas dobra número de brigadas para reforçar combate aos incêndios florestais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.