Descoberta surpreendente: cientistas encontram possível sinal de vida fora da Terra

planeta algodão-doce-capa

Uma equipe internacional de cientistas anunciou esta semana a descoberta dos “vestígios mais promissores até o momento” de possível vida fora da Terra.

Os pesquisadores detectaram sinais de moléculas na atmosfera do exoplaneta K2-18b que, na Terra, são produzidas apenas por seres vivos, como fitoplâncton e bactérias.

Vida fora da Terra
Registro feita pela manhã em Marte – Foto: Reprodução/ Nasa

O estudo, conduzido por astrônomos da Universidade de Cambridge (EUA) e do Reino Unido, identificou traços de dimetilsulfeto (DMS) e dimetil dissulfeto (DMDS) – compostos que, em nosso planeta, estão diretamente ligados à atividade biológica.

A presença dessas substâncias sugere que o K2-18b, localizado a 124 anos-luz da Terra (cerca de 1,1 quatrilhão de quilômetros), pode abrigar condições favoráveis à vida.

Vida fora da Terra

O professor Nikku Madhusudhan, líder da pesquisa do Instituto de Astronomia de Cambridge, afirmou que a quantidade estimada desses gases na atmosfera do exoplaneta é “milhares de vezes maior” do que a encontrada na Terra.

“Se confirmarmos que há vida em K2-18b, isso basicamente confirmaria que a vida é muito comum na galáxia”, declarou.

O K2-18b é um exoplaneta 2,5 vezes maior que a Terra e orbita uma estrela anã vermelha em sua zona habitável – região onde a temperatura permite a existência de água líquida.

Fitoplânctons são capazes de armazenar gás carbônico e liberar oxigênio durante a fotossíntese, aponta estudo recente conduzido na Antártica. Foto: Reprodução/Internet
Fitoplânctons são capazes de armazenar gás carbônico e liberar oxigênio durante a fotossíntese, aponta estudo recente conduzido na Antártica. Foto: Reprodução/Internet

A descoberta foi possível mediante análises espectroscópicas, que revelaram a composição química de sua atmosfera.

Próximos passos

Os resultados, ainda não confirmados, exigirão novas observações com telescópios mais avançados, como o James Webb, para comprovar a presença das moléculas. Se validados, poderão representar um marco na busca por vida extraterrestre.

A Via Láctea, com seus mais de 100 bilhões de estrelas e incontáveis planetas potencialmente habitáveis, sempre levantou questionamentos sobre a possibilidade de vida além da Terra. A descoberta no K2-18b reacende a esperança de que a resposta possa estar mais próxima do que se imaginava.

Enquanto aguardam confirmação, os cientistas seguem na busca por respostas a uma das maiores perguntas da humanidade: estamos sozinhos no universo?

The post Descoberta surpreendente: cientistas encontram possível sinal de vida fora da Terra appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.