
Durante a Cúpula Virtual sobre Ambição Climática nesta quarta-feira (23), o presidente Lula (PT) defendeu esforços mundiais para combater as mudanças climáticas.
De acordo com o presidente, o planeta está seguindo para um cenário diferente, com o aquecimento global pior do que se imaginava.
“Negar a crise climática não vai fazê-la desaparecer. O planeta já está farto de promessas não cumpridas. Neste ano, todos os países devem apresentar suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas, as NDCs, com metas de redução de emissões de carbono até 2035”, alerta.
Com ênfase no Brasil, o presidente disse que o país entregou Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), com a meta de diminuir entre 59% e 67% das emissões de gases do efeito estufa até 2035, envolvendo todos os segmentos econômicos.

Lula também defende participação da comunidade internacional, para dar apoio a quatro iniciativas que contribuirão para diretrizes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30):
- Balanço Ético Global – Reunião de lideranças jovens e religiosas, artistas, povos originários, cientistas e tomadores de decisão em torno de um novo pacto com o planeta;
- Aliança Global de Combate à Fome e a Pobreza – Guia para a inclusão de políticas sociais e de transformação de sistemas alimentares nas NDCs;
- Iniciativa Global pela Integridade das Informações sobre a Mudança do Clima – Valorização da ciência para combater a desinformação;
- Fundo Florestas Tropicais para Sempre – Remuneração de países em desenvolvimento pela proteção das florestas.
The post Rumo à COP30, Lula defende pacto global e metas climáticas até 2035; saiba o que esperar appeared first on Portal Norte.