O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresentou nesta segunda-feira, 28, a política nacional de data centers durante reunião com a alta liderança da Kwai, uma das principais plataformas digitais globais, rival do Tik Tok. O encontro ocorreu em Pequim, no primeiro dia da agenda oficial da delegação brasileira na China.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a apresentação teve como objetivo impulsionar o interesse internacional por investimentos em infraestrutura digital no Brasil. O ministro destacou que o país busca fortalecer sua rede de data centers para atender à crescente demanda de serviços digitais e ampliar a conectividade.
O política nacional de data centers está sendo desenvolvida a várias mãos dentro do governo. Encabeçada pelo MDIC, o projeto tem a Fazenda, Casa Civil, Minas e Energia, Itamaraty e MCom entre as pastas que participam das articulações. A ideia é apresentar uma medida provisória para que o assunto seja debatido no Congresso de maneira prioritária.
Os estímulos à atração dessas empresas pode conter compromisso de aporte em energia limpa. Na indústria local de data centers, as empresas têm levado aos ministérios pedidos para isenção alfandegária de GPUs, principal componente dos data centers voltados ao processamento de inteligência artificial, apurou o Tele.Síntese.
Conforme a agência Reuters noticiou ontem, 28, no próximo dia 6 de maio, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, vai ao Vale do Silício apresentar o plano de atração de data centers brasileiro.
Possíveis parcerias com os Correios
Além da política de data centers, o encontro entre Siqueira na China abordou o desempenho da Kwai no mercado brasileiro, os avanços recentes da plataforma e as projeções de crescimento para os próximos anos. Atualmente, a empresa é uma das principais em distribuição de vídeos curtos no país.
Outro tema discutido foi a possibilidade de cooperação entre a Kwai e os Correios do Brasil. A intenção seria fomentar o comércio eletrônico, integrando logística de entregas à plataforma digital para atender o mercado brasileiro de maneira mais ampla.
Participaram da reunião o CEO Global da Kwai, Ma Hongbin; o vice-presidente e chefe de operações, Cheng Ji; o gerente-geral de relações públicas, Chen Bin; e a diretora de relações públicas, Zheng Xiangyu.
Expansão internacional
Ainda no mesmo dia, Frederico de Siqueira Filho se reuniu com Victor Queiroz, gerente-geral da ApexBrasil na Ásia e Pacífico. O encontro teve como pauta a promoção da internacionalização de empresas brasileiras e a ampliação da presença do país no mercado asiático.
A agenda integra a missão oficial da delegação brasileira liderada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que inclui também representantes da Petrobras, Transpetro, BNDES e outros ministérios. As reuniões se estendem até esta terça-feira, 29, em Pequim.
O post MCom apresenta política de data centers e discute investimentos com a Kwai apareceu primeiro em TeleSíntese.