O Huawei Watch 5 chegou para impressionar. O Olhar Digital testou o mais recente lançamento da fabricante chinesa, que já está pronto para desembarcar no Brasil. Nós testamos a versão com corpo de titânio alumínio, e o resultado é um design super elegante, perfeito para quem busca luxo e estilo.
Design
A caixa circular de 46 milímetros tem uma tela que ocupa quase toda a parte frontal, com uma moldura quase invisível. A proteção é de cristal de safira, que garante resistência a riscos. E com a tecnologia LPTO 2.0, a imagem fica sempre nítida, não importa as condições de iluminação.
Em uma das laterais estão os botões para navegação: a coroa giratória na parte superior, e um botão de atalho para os aplicativos preferidos embaixo. E, bem no meio, está um dos destaques do aparelho: o sensor X-TAP, que falaremos mais adiante.
Bateria e sistema operacional
O Huawei Watch 5 traz uma bateria com dois modos de uso bem interessantes. No modo padrão, a bateria dura até 4,5 dias, o que é excelente para o dia a dia. Mas, se você quer economizar ainda mais energia, o modo de desempenho prolongado pode chegar a até 11 dias de duração, embora com algumas limitações, como a conexão restrita ao Bluetooth e a escolha de mostradores do relógio.
O sistema operacional é o HarmonyOS, desenvolvido pela própria Huawei, mas o bom é que ele é compatível tanto com Android quanto com iOS. Testamos a conexão com o Android e, apesar de algumas dificuldades iniciais, o processo é bem simples e rápido.
Leia mais:
- Competição para o Windows? Huawei apresenta sistema HarmonyOS para PC
- Huawei prepara teste de novo chip de IA para competir com a Nvidia
- Huawei TruSense: módulo de monitoramento de saúde para smartwatches fica mais potente
Um detalhe importante é que o aplicativo Saúde da Huawei, necessário para sincronizar o relógio com o celular, não está disponível na Play Store. É preciso baixar o AppGallery da Huawei e fazer o download por lá. Embora isso exija alguns passos a mais em comparação a outros smartwatches, depois que a conexão está feita, você nem vai mais lembrar que passou por isso. Tudo funciona de forma bem fluida!
A navegação pode ser feita tanto por toques na tela, quanto pelos botões no dispositivo. Gire a coroa para acessar configurações, notificações e mais. Pressione uma vez para abrir a lista de aplicativos, e gire novamente para navegar pela sua coleção de apps.

Você pode deixar o celular em casa e usar só o Huawei Watch 5. Ele vem equipado com GPS, compatibilidade com eSim e até permite a instalação de aplicativos de terceiros. Ou seja, você pode ficar conectado e aproveitando todas as funções sem precisar do celular por perto.
Além disso, o suporte a NFC transforma o relógio em uma carteira digital, permitindo que você faça pagamentos por aproximação. E, se você é do tipo que adora uma atividade física, o GPS vai te ajudar a treinar de forma independente, sem precisar levar o celular junto. Um assistente completo no seu pulso!
Sensor X-TAP: medição em poucos segundos
Agora vamos falar do sensor X-TAP. Lembra dele? É o grande diferencial do Huawei Watch 5. Trata-se de um módulo de sensores e o primeiro do tipo no mercado. São três sensores para medições rápidas e precisas a partir da ponta do seu dedo. Toque por três segundos para ativar o sensor. Depois, mantenha o dedo nele por 45 segundos. E deixe seu braço parado por mais 15 segundos. O Huawei Watch 5 vai, a partir das informações coletadas pelos sensores, gerar um relatório chamado Panorama da minha Saúde.
São até 11 parâmetros medidos em menos de um minuto: frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue, temperatura da pele, eletrocardiograma, análise de arritmias e ondas de pulso, temperatura da pele, rigidez arterial, respiração, avaliação dos pulmões, variabilidade da frequência cardíaca e emoções.
Sim, o Huawei Watch consegue medir como você se sente, oferecendo três possíveis resultados: confortável, desconfortável, ou neutro.
Ativar a medição rápida de tempos em tempos é bastante recomendado, já que o relógio consegue indicar mudanças na sua saúde com base nos resultados anteriores. É importante lembrar, é claro, que esses dados devem ser usados como referência, e um smartwatch, por melhor que seja, não pode substituir uma consulta médica.
Para atividades físicas, o Huawei Watch 5 é compatível com mais de 100 modos de treino, incluindo mergulho, corrida e muito mais. Tudo aquilo que quem já usou um smartwatch está acostumado a ver.
O Huawei Watch 5 não é um smartwatch qualquer: ele combina estilo, luxo, monitoramento de dados de saúde com alta precisão, e independência, já que é plenamente capaz de substituir um smartphone em determinadas situações.
Disponibilidade e preço
O Huawei Watch 5 está previsto para chegar em junho no mercado brasileiro — por enquanto, a fabricante chinesa ainda não divulgou uma data exata e nem um preço para o relógio.
O post Testamos! Saiba tudo sobre o Huawei Watch 5, novo relógio inteligente da marca apareceu primeiro em Olhar Digital.