Mais anúncios! YouTube terá mudança que deve irritar usuários

Você já deve ter passado pela seguinte situação: estar assistindo um vídeo no YouTube quando, em um momento completamente aleatório, surge um anúncio. A plataforma vai mudar isso… mas deve piorar ainda mais a vida dos usuários.

Agora, o YouTube vai usar a inteligência artificial do Google, o Gemini, para inserir as propagandas nos momentos mais emocionantes do vídeo. A mudança beneficia os anunciantes, mas deve irritar usuários (imagina se deparar com um anúncio bem na melhor parte do conteúdo?).

Ferramenta do Gemini vai mapear momento de maior emoção no vídeo… e inserir um anúncio logo depois (Imagem: YouTube/Reprodução)

YouTube vai inserir anúncios analisados pelo Gemini

A mudança foi anunciada na apresentação Upfront do YouTube, que aconteceu na quarta-feira (14) em Nova Iorque.

O novo formato de anúncios é chamado “Peak Points” (pontos de pico, em tradução literal). Ele usa o Gemini para analisar vídeos presentes na plataforma e identificar quais momentos têm maior envolvimento emocional por parte do espectador, ou quais são mais impactantes emocionalmente. Então, sugere colocar um anúncio logo depois deles.

A tática do Google é capturar a atenção dos usuários bem quando eles estão mais envolvidos no conteúdo. Como lembrou o TechCrunch, essa técnica é chamada de segmentação baseada em emoções, no qual os anunciantes veiculam propagandas alinhadas com as emoções presentes no vídeo. A expectativa é que, por estarem envolvidos com o conteúdo, os espectadores se lembrem melhor dos anúncios.

O Peak Points beneficia os anunciantes, mas, na prática, deve frustrar os usuários.

Se você estiver assistindo pela TV, poderá comprar pelo celular (Imagem: YouTube/Reprodução)

Assistir e comprar ao mesmo tempo

Ainda durante a apresentação Upfront, os executivos do YouTube anunciaram um novo formato de anúncio focado nas TVs conectadas:

  • A novidade vai permitir que anunciantes exibam os produtos presentes nos anúncios do lado direito da TV. Ou seja, enquanto o usuário assiste, pode comprar o que está vendo;
  • E não só o produto do anúncio em si: haverá um catálogo completo da marca. Caso o usuário clique em um item, basta escanear o QR code que aparece na tela, que leva diretamente para o link de compra;
  • Também é possível enviar o link para outros dispositivos ou selecionar mais de um item para comprar de uma só vez;
  • A mudança é estratégica, já que muitos espectadores assistem os vídeos da plataforma em TVs grandes enquanto usam o celular.

O post Mais anúncios! YouTube terá mudança que deve irritar usuários apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.