
O espetáculo do Festival de Parintins, marcado por alegorias e música, também se apoia em coreografias (item 20) para intensificar a dramatização do tema. No regulamento, ela concorre no bloco B, destinado à ala cênica/artística do Caprichoso e Garantido.
Teatrólogos, atores, coreógrafos, folcloristas e figurinista são responsáveis por avaliar o item 16. A coreografia precisa ter referencial teórico em folclore e precisa trabalhar as manifestações culturais brasileiras.
Coreografia: veja critérios de avaliação do item 20
Ainda no regulamento, a coreografia é descrita como um conjunto de “movimentos coreografados dos grupos de dança apresentados durante o espetáculo”. Elas compõem a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido.
Os critérios de avaliação abrangem os seguintes pontos:
- Coerência entre indivíduos e coletivos com o roteiro
- Disposição espacial na arena
- Evolução das performances de acordo com as toadas
- Sincronia e manutenção do ritmo durante as performances
- Domínio corporal
- Domínio do espaço cênico
Origem do Festival de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins começou em 1965, reunindo os bois Garantido e Caprichoso em uma disputa cultural que, desde então, atrai toda a comunidade.
Em 2025, o Caprichoso apresenta o tema “É Tempo de Retomada” e o Garantido, “Boi do Povo, Boi do Povão”. A festa ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Bumbódromo, construído em 1988.

O Boi Garantido, criado em 1913 por Lindolfo Monteverde, surgiu como uma promessa a São João. Suas cores vermelho e branco remetem ao santo, e sua sede fica na tradicional Baixa do São José.
Já o Boi Caprichoso também nasceu em 1913, fundado por Roque Cid e seus irmãos, no bairro do Urubuzal. Com a estrela na testa e cores azul e branca, representa resistência e valorização da cultura negra. Seu reduto é o Curral Zeca Xibelão.
Norte Bumbás
O grande evento da temporada bovina, o Festival Norte Bumbás 2025 chega à sua 6ª edição com o tema “Ancestralidade – Honra a todos que vieram antes”, prometendo emocionar o público em uma verdadeira celebração da cultura popular amazônica.

O evento acontece no dia 23 de maio, no Espaço Via Torres, em Manaus, com entrada totalmente gratuita.
Sob a direção artística de Helen Veras, o espetáculo presta homenagem às raízes e tradições do povo da floresta, e antecipa o clima do maior festival a céu aberto do mundo: o Festival Folclórico de Parintins.
The post Coreografia: Conheça o item 20 do Festival de Parintins e veja seus critérios de avaliação appeared first on Portal Norte.