Tartaruga-robô chinesa promete revolucionar pesquisas ecológicas

Na semana passada, durante a CES 2025, a chinesa Beatbot revelou um protótipo do Amphibious RoboTurtle, um robô autônomo inspirado nas tartarugas. De acordo com a empresa – que ficou conhecida por seus limpadores de piscina tecnológicos -, a novidade possui aplicações que incluem pesquisas ecológicas, preservação aquática, resposta a desastres e monitoramento ambiental.

Entenda:

  • A chinesa Beatbot anunciou o Amphibious RoboTurtle, um robô autônomo inspirado nas tartarugas;
  • A criação pode ser usada para pesquisas ecológicas, preservação aquática, resposta a desastres e monitoramento ambiental;
  • A tartaruga-robô conta com uma unidade de amostragem de água, sensores ultrassônicos, câmeras com IA, GPS e painéis solares para recarregar a bateria, transmitir dados e receber instruções via satélite;
  • Graças à sua locomoção silenciosa, o RoboTurtle pode perturbar menos a vida marinha do que outros robôs criados para o mesmo propósito;
  • A Beatbot pretende levar a novidade ao mercado, customizando o robô de acordo com as necessidades de cada cliente.
Tartaruga-robô chinesa promete apoiar monitoramento e preservação da vida marinha. (Imagem: Beatbot/Divulgação)

York Guo, diretor de marketing da Beatbot, disse que o RoboTurtle incorpora a visão de alavancar a tecnologia da empresa para “abordar desafios ecológicos críticos em escala global. É uma parceira para ajudar a proteger comunidades e preservar os níveis de água mais seguros para todas as criaturas.”

Leia mais:

  • Os robôs mais impressionantes da CES 2025
  • Novo robô inteligente auxilia astronautas na estação espacial chinesa Tiangong
  • Esse robô pode andar na lama — graças a uma inspiração inusitada

Tartaruga-robô monitora vida marinha de forma silenciosa

Graças a recursos como uma unidade de amostragem de água, sensores ultrassônicos, câmeras com IA e GPS, a tartaruga-robô consegue detectar e reagir a mudanças no ambiente e monitorar animais marinhos. Além disso, painéis solares localizados nas costas do RoboTurtle permitem a recarga da bateria ao flutuar na superfície da água – também servindo para transmitir dados e receber instruções via satélite.

Tartaruga-robô é mais silenciosa que outros dispositivos criados com a mesma proposta. (Imagem: Beatbot/Divulgação)

O robô se move de forma silenciosa, podendo perturbar menos a vida marinha do que outros modelos que seguem a mesma proposta. Ele também conta com pernas motorizadas que lhe permitem sair da água e se mover pelas praias, e alcança uma velocidade de natação próxima à de uma tartaruga marinha real, como revelou um representante da empresa ao New Atlas.

A Beatbot pretende levar o Amphibious RoboTurtle ao mercado, e disse que o tamanho e as capacidades da tartaruga-robô poderão ser personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente.

O post Tartaruga-robô chinesa promete revolucionar pesquisas ecológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.