
Com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), junto com o presidente da Câmara, Hugo Motta, (Republicanos-PB), longe do país, o Congresso Nacional terá atividades reduzidas em mais uma semana.
Na Câmara, um recesso informal, chamado “recesso branco”, foi oficializado pela Secretaria-Geral da Mesa, não exigindo a presença dos deputados em Brasília.
Hugo Motta está nos Estados Unidos (EUA), onde acontece um fórum empresarial em Nova York, na terça-feira (13) 14. A missão oficial também convida líderes de partidos, como Partido Liberal (PL), Partido Progressistas (PP) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Também estão no evento o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, junto com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).
Contradições em números
A Secretaria-Geral, no entanto, disse que a explicação para não haver votações é o “esforço concentrado” da semana passada, somado à ausência de membros da Mesa Diretora e lideranças em compromissos internacionais.
No que se refere ao empenho concentrado na última semana, a Câmara só examinou três propostas no plenário:
- Aumento no número de deputados federais;
- Suspensão da ação penal no STF contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ);
- Novo marco legal de concessões e parcerias Público-Privadas (PPPs).
Momento impactante
A ausência de líderes de Poderes do país, bem como o presidente Lula (PT) na China, acontece ao mesmo tempo em que se investiga um escândalo: fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na última semana, ministros informaram que vão fazer uma investigação para valer . Lula também garantiu que aposentados e pensionistas prejudicados por descontos não autorizados na folha de pagamento do Instituto serão ressarcidos.
The post Silêncio em Brasília: líderes viajam e deixam INSS no centro da crise appeared first on Portal Norte.