
A partir da próxima terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a notificar, pelo aplicativo Meu INSS, aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos.
O objetivo é que essas pessoas confirmem se autorizaram ou não os débitos, suspeitos de serem parte de uma fraude bilionária.
Mas antes disso, desde sexta-feira (10), cerca de 27 milhões de beneficiários já começaram a receber mensagens informando que não houve nenhum tipo de desconto em seus pagamentos — ou seja, que estão livres de qualquer irregularidade.
Como saber se você teve desconto do INSS ou não
Para saber se você foi afetado, é preciso acessar o app Meu INSS. Veja o passo a passo para consultar a notificação:
- Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Entrar com gov.br” e faça o login com seu CPF e senha;
- Na tela inicial, toque no ícone de sino, no canto superior direito;
- Verifique se há uma notificação com o texto: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício!”
Se você recebeu essa mensagem, não houve desconto — regular ou irregular — em seu benefício entre março de 2020 e março de 2025.

E se não recebi nenhuma notificação?
Se você não recebeu o aviso até agora, isso pode significar que houve algum desconto em seu benefício nesse período — seja autorizado ou não.
Nesse caso, o INSS vai enviar, a partir de terça-feira (13), uma nova notificação, também pelo app Meu INSS, solicitando que você informe se reconhece a cobrança.
- Se você autorizou o desconto (por exemplo, para alguma associação ou sindicato), basta confirmar;
- Se não reconhece o valor debitado, poderá informar diretamente pelo aplicativo — sem necessidade de anexar documentos.
O que acontece depois?
Ao declarar que não autorizou o desconto, o sistema do INSS notificará a associação envolvida, que terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo e a autorização. Se isso não for comprovado, o valor deverá ser devolvido ao INSS, que fará o repasse ao segurado por folha suplementar.
Se a associação não fizer o pagamento, o caso será encaminhado para a Advocacia-Geral da União (AGU), que adotará medidas judiciais para garantir o ressarcimento.
O INSS reforça que as notificações só serão feitas pelo app Meu INSS. Não haverá contato por telefone, SMS ou WhatsApp. Em caso de dúvidas, os segurados devem ligar para a central 135.
The post Como saber se o seu INSS teve desconto? Veja onde consultar no Meu INSS appeared first on Portal Norte.