
O governo federal mudou de ideia e revogou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre aplicações de fundos de investimentos nacionais no exterior, definida em 3,5%. A decisão prévia foi revogada com um novo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A revogação visa incentivar os investimentos externos por fundos nacionais, promovendo maior competitividade e atração de recursos para o país. Com a ação, os fundos de investimento brasileiros no exterior vão pagar o IOF antigo (1,1%).
“Após diálogo e avaliação técnica, será restaurada a redação do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que prevê a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior”, destacou o Ministério da Fazenda no perfil do X, antigo Twitter.
O Ministério da Fazenda informa que, após diálogo e avaliação técnica, será restaurada a redação do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007,que previa a aliquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior.
— Ministério da Fazenda (@MinFazenda) May 23, 2025
Entenda o imposto
O IOF é um imposto federal que incide em operações de crédito, câmbio, seguros e títulos ou valores mobiliários. Criado pela Lei 5.143 de 1966, o IOF tem como meta regular a economia, influenciando o custo do crédito e a movimentação de dinheiro.
*Com informações de G1
The post Governo recua e cancela alta do IOF para fundos nacionais no exterior appeared first on Portal Norte.